Porque fazemos o que fazemos? Qual a razão das nossas atitudes? Tudo o que fazemos tem uma motivação por traz e é aí que está a raiz das nossas decisões, reações e atitudes. Andando com Cristo e guiados pelo Espírito Santo temos direção clara a seguir. Vejamos como Paulo aconselha seu filho da fé a andar como o genuíno cristão anda.
Em meio a um ambiente de falsas doutrinas, Paulo orienta Timóteo a admoestar aqueles que estavam ensinando falsas doutrinas. E sua admoestação não vem do coração, pois o coração está morto naturalmente. Mas regenerado e guiado pelo Espirito Santo, Paulo pode, em amor, orientar Timóteo no caminho da Cruz! Somente em comunhão com Cristo o homem está capacitado a amar verdadeiramente e agir com a motivação certa. Do contrário seguimos um caminho de conveniência e ódio, onde agimos convenientemente para nosso bem estar ou guiados pelo ódio ou desafetos.
Movido pelo amor que o Espirito Santo planta nos crentes a direção é certa e produz frutos para a glória de Deus e o bem do homem. Enquanto os resultados das falsas doutrinas são especulações inúteis, o ensino apostólico adequado resulta em bom comportamento prático enraizado em amor. E esse amor deve proceder de mudanças internas, geradas pelo Espírito, que produziriam um:
Coração puro (em lugar de um coração cheio de desejos pecaminosos)
Boa Consciência (em lugar de uma consciência carregada de culpa)
Fé sem Hipocrisia (em lugar de pretensão)
Que Deus nos ajude a ama-Lo genuinamente! Que possamos ser transformados pelo agir transformador do Espírito Santo em nosso interior, pois somente assim agiremos motivados pelo amor que Deus tem plantado em nós.
Pr. Fábio Emanoel



