Igreja Presbiteriana de Boa Esperança

“Mas, segundo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.” Ef.4.15

MISSÃO

Adorar a Deus e amá-lo sobre todas as coisas e amar ao nosso próximo como a nós mesmos. Pregar o evangelho, fazermos o bem.

VISÃO

Ser uma igreja bíblica, contemporânea, acolhedora, presente na cidade, evangelizadora e que visa o bom de todos.

O que significa:

Uma Igreja Bíblica

Significa ser uma igreja que conhece e que tem suas ações pautadas nos princípios e valores da Palavra de Deus. (Josué 1.7)

Uma Igreja Contemporânea

É uma igreja que procura responder às perguntas de sua geração, tendo como fundamento as sagradas escrituras.

Uma igreja que ensina seus fiéis a viver em santidade para a Glória de Deus. Não negocia as verdades do evangelho. (I Co 9.22)

Uma Igreja Acolhedora (Rm 15.7)

Acolhendo pessoas de diferentes temperamentos, personalidades, idades, escolaridade, nível social, estado civil, etc…

Formando uma comunidade de fé, que se reúne em nome e por causa da obra de Jesus Cristo.

Procura se estruturar de tal forma que cada um possa ter a oportunidade de se integrar e viver juntamente com os irmãos os propósitos de adoração, comunhão, discipulado, serviço e missão.

Ser Uma Igreja Presente Na Cidade (Atos 2.46-47)

Nosso foco principal é a cidade de Boa Esperança, onde Deus nos plantou e temos um endereço fixo. Mas, precisamos nos espalhar pela cidade com boa influência (sal e luz), por intermédio do testemunho de cada um dos nossos membros, das famílias que a compõe e dos nossos grupos de crescimento.

A IPBE é uma igreja que ora pela cidade e pelos seus governantes, procurando de alguma forma ajudar a minimizar a dor, o sofrimento, as carências e as necessidades do município.

É uma igreja que encoraja a servir a cidade com seus dons e talentos, de modo voluntário, praticando diariamente atos de bondade.

Ser Uma Igreja Evangelizadora

A IPBE reconhece o seu compromisso de a partir de Boa Esperança, influenciar e transformar o nosso País e demais nações com o testemunho do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Para isso dedicar esforços e estabelecer parcerias necessárias, conforme a direção de Nosso Senhor Jesus Cristo.

História da Igreja Presbiteriana de Boa Esperança

No dia 10 de agosto de 1952 no lugar denominado Córrego Fundo, na casa do irmão Ricardo Agenor Fonseca, mais seis irmãos, entre os quais o Evangelista Antônio Herculino Custódio, se reuniram para o culto, tendo os mesmos organizado uma Escola Dominical com 14 alunos, no dia 1º de janeiro de 1953, a referida escola foi transferida para o então povoado de Boa Esperança, hoje emancipada cidade.

Daí por diante outros pontos de pregação foram surgindo. Em outubro de 1952, o Rev. Emilio Carvalho Avelar, fez a sua primeira visita, conforme ficou designado pelo Presbitério de Vitória que o encarregou desse campo.

Assim, foi o primeiro ministro presbiteriano a penetrar neta região, recebendo uma pessoa convertida por profissão de fé. Em 1953, o Rev. Eduardo Ramos Coelho visitou o campo por 2 vezes, tendo recebido mais dois novos irmãos e batizados numerosos menores.

No ano de 1954 o Presbitério designou para pastorear o campo missionário de São Mateus o Rer. Gedaias Vitalino Queirós, que vem prestando assistência pastoral e por meio dele foi enviado ao presbitério, reunido em Barra de São Francisco, o pedido dos irmãos de organização em igreja, essa comunidade que está se desenvolvendo pelo resultado do esforço missionário do evangelista Antônio Herculano, e com a graça de Deus, tendo o presbitério de Vitória atendido o justo pedido dos irmãos, nomeou a comissão encarregada de proceder, segundo a constituição da Igreja Presbiteriana do Brasil, essa nova comunidade, em Igreja Presbiteriana de Boa Esperança. Essa nova organização foi marcada para o dia 03 de março de 1955, a qual foi realizada com muito êxito.

Pastores que pastorearam a IPBE

Pr. Fabio Emanoel da Costa Jardim

Pr. Jairo Rodrigues

Pr. Marcelo de Souza Ribeiro

Pr. Neil Anderson

Pr. Jeferson

Pr. Carlos

Pr. Neemias Alexandre

Pr. Marcos Elias Oliveira

Pr. Gerson Cezar

Pr. Mauricio Nascimento

Pr. Eudes Oaks

Pr. Canistrato Ribeiro 

Pr. Antero Silva

Pr. José Campos 

Pr. Samuel Rios

Pr. Júlio César

Pr. Anderson Martins Rios

Pr. Antonio Herculino Custodio 

Pr. Gideon José Lidario

Pr. Misael Lopes Tavares

Pr. Miqueias da Costa Leite

Pr. Mario Magalhães

Pr. Zenas Campos de Oliveira

Pr. Jair Pires de Oliveira

Pr. Constantino da Costa Soares

Pr. Élito Herchert

Pr. Antonio Sperber

Pr. Devaldo Ferreira da Cunha

Pr. José Francisco Filho

Pr. Isaias Sales

Pr. Teotonio Bragança 

Pr. José Teixeira Fialho

Pr. Gedálias Vitalino Gueiros

Pr. Eduardo Ramos Coelho

Pr. Emilio Avelar de Carvalho

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com a nossa Política de Privacidade.