Em Gênesis 17 vemos o Senhor Deus interessado em estabelecer uma aliança com Abrão, um homem comum, uma pessoa como as outras, com seus acertos e erros, qualidades e defeitos, aspirações e desilusões… enfim, gente de carne e osso. Nesta história, Deus convida Abrão a andar na sua presença e estar continuamente diante dele.
Se você conhece a história deste homem sabe o que uma pessoa ganha ao andar na presença de Deus. Portanto, levar a família a andar na presença de Deus continuamente é o mais seguro dos investimentos.
1 – A PRESENÇA DE DEUS É UMA VERDADE ABSOLUTA
Quando falamos de Deus estar presente estamos “pisando” em um terreno da mais absoluta verdade. Não é fruto de sonho ou de imaginação. Não é lenda ou conto infantil. Não é fantasia de uma mente lunática.
Não é ficção, é fato. Abrão não estava sonhando, não estava delirando, não estava em transe, nem anestesiado, estava acordado e no mais perfeito juízo quando Deus falou com ele: “anda na minha presença”.
Desde a gênese humana Deus mostra este interesse em que seus filhos andem na sua presença, estejam na sua presença, permaneçam na sua presença. O convite parte dele, o desejo inicial está no seu próprio coração.
A presença de Deus é algo que é real.
Ele garante que estará presente (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo).
Portanto, se Deus disse que estaria com seus filhos, isto é certo, é fato, pois Deus não mente (Hb. 13:5; Mt. 18:20; 28:20).
OBS: Salmo 139.1-12
Estas palavras revelam, na verdade, um Deus que está presente em todo tempo, em todo lugar, para proteger, para livrar, para abençoar, para corrigir e disciplinar.
2 – A PRESENÇA DE DEUS TRANQUILIZA O CORAÇÃO
O que permite o filho de Deus permanecer tranquilo, ainda que o inferno se mobilize contra ele? – a presença de Deus.
Os filhos de Deus podem experimentar tranquilidade como esta em suas vidas, como diz um cântico infantil: “Com Cristo no barco tudo vai muito bem”.
Ou, ainda, o hino que diz: “As ondas atendem ao meu mandar; sossegai! Seja o encapelado mar, a ira dos homens, o gênio do mal; tais águas não podem a nau tragar, que leva o Senhor, Rei do céu e mar, pois todos ouvem o meu mandar ‘sossegai! Sossegai!’ Convosco estou para vos salvar; sossegai!”.
Abraão demonstrou tranquilidade quando partiu de sua terra natal rumo ao desconhecido, pois sabia que a presença de Deus ia adiante dele.
Estêvão demonstrou igual tranquilidade quando enfrentou uma centena de pessoas enfurecidas que queriam arrancar-lhe a via, como de fato aconteceu (At. 7).
Eliseu também esteve absolutamente tranquilo quando os siros se acamparam contra a cidade na qual estava a fim de lhe destruir, bem como aos seus conterrâneos.
“A pessoa que procura segurança no Altíssimo Deus e se abriga na sombra protetora do Todo-Poderoso pode dizer a ele: ‘Ó Deus Eterno, tu és o meu defensor e o meu protetor. Tu és o meu Deus; eu confio em ti.’
Deus livrará você de perigos escondidos e de doenças mortais. Ele o cobrirá com as suas asas, e debaixo delas você estará seguro. A fidelidade de Deus o protegerá como um escudo. ( anda na minha presença e se perfeito)…
Você não terá medo dos perigos da noite nem de assaltos durante o dia.
Não terá medo da peste que se espalha na escuridão nem dos males que matam ao meio-dia. (Sl. 91:1-7 – BLH), (Sl. 46:1-3,6,7), (Sl. 27:1-3).
Vivemos em um tempo no qual as pessoas andam ansiosas, excessivamente preocupadas com o sustento, com a segurança, com a saúde… Para não sermos contaminados por este tipo de sentimento precisamos confiar no Senhor e descansar em suas promessas. (anda na minha presença)….
De fato, a presença de Deus promove tranquilidade para o coração daquele que nele espera e coloca nele sua confiança. Esta verdade é um presente para nossas famílias.
O salmista disse que somos do Senhor, somos ovelha do Seu pastoreio, por isso podemos viver em paz e render nossa gratidão e adoração a Ele (Sl. 100:3,4).
Você e sua família podem verdadeiramente confiar e tranquilizar o coração se estiverem sob as “asas” do Senhor (Sl. 91:1-16).
3 – A PRESENÇA DE DEUS CONVIDA À PERFEIÇÃO
Desfrutar da bondade de Deus, da sua proteção, do seu cuidado, do seu amor é muito bom.
Mas há algumas condições, algumas cláusulas que homem nenhum consegue cumprir, a menos que o próprio Deus assim o capacite.
Há um conceito correto apresentado às pessoas quando o Evangelho do Reino de Deus lhes é apresentado: “Venha como você está”.
Há necessidade de se submeterem ao processo de transformação que todos devem passar quando vivem na presença do Senhor Deus.
O erro reside no fato de pensar que você pode vir como está e permanecer como está.
A Palavra de Deus nos diz que aquele que anda na presença de Deus, muda, é transformado em uma nova criatura; as coisas antigas e velhas são deixadas no passado (2 Co. 5:17).
A presença de Deus convida à perfeição (na realidade, exige).
Uma obra de Deus na vida do homem, a perfeição é o alvo, a meta. O Apóstolo Paulo evidenciou isto em sua vida, ao dizer: (Fp. 3:10-14).
Este convite não significa que Deus exige mais que o homem pode dar, mas que ele o capacita a ir além de onde está – sempre um pouco mais. (Vivendo algo novo com Deus).
Abraão Deus disse exatamente isto: anda na minha presença e sê perfeito, ou seja, viva como um filho do rei. Não se misture com a imundícia, não se contamine com a impureza.
A presença de Deus é cercada de pureza e santidade e os que desejam viver diante dele devem viver em santidade de vida, como diz as Escrituras: “Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” (Hb. 12:14).
4 – A PRESENÇA DE DEUS PROPORCIONA LIVRAMENTO
Sem a presença de Deus a sobrevivência dos seus filhos neste mundo de trevas se tornaria impossível.
Sabedor disto, Jesus pede ao pai que livre seus filhos queridos do mal, mesmo que não sejam tirados do ambiente onde o mal predomina (o mundo).
Passa a ser perseguido, difamado, desafiado, provocado e ofendido. Quem anda na presença de Deus e busca a perfeição requerida por Deus recebe dele livramento contínuo e real.
Pois Ele é Onipresente. E se Ele está presente, os adversários não poderão prevalecer. Aleluia!
Em tempos de guerra e ameaças como aqueles, o salmista se sentia confiante no livramento do Senhor, pois dele vem o verdadeiro livramento (Sl. 3:8).
5 – NA PRESENÇA DE DEUS A ALMA É SACIADA
O que o homem precisa de fato não é o que ele frequentemente busca.
O homem é um ser essencialmente espiritual e suas necessidades maiores são espirituais.
O homem necessita urgentemente de uma reconciliação com Deus, o seu Criador. Esta gigantesca necessidade o afeta por inteiro.
Como sentir paz, segurança, tranquilidade, liberdade, se não consegue estar na presença de Deus?
Asafe, um homem que foi duramente confrontado pelos poderes das trevas, chegou a cogitar a possibilidade de se afastar da presença de Deus, por julgar que as necessidades do corpo e do ego são mais importantes do que as necessidades da alma.
Ele invejou e desejou o prestígio, os bens, a nobreza e a aparência dos ímpios, ATÉ QUE ENTROU NO SANTUÁRIO DE DEUS (Sl. 73).
Somente na presença de Deus a alma do homem é saciada. Daí a importância das palavras dele a Abrão: Anda na minha presença.
Na presença do Senhor há abundância para a alma. (Sl. 36:7,8).
(Sl. 16:11).
A presença de Deus é tudo que seus filhos precisam. Diante o Senhor o homem recebe o que necessita para sobreviver em meio a um mundo perdido.
Aqueles que estão em Cristo não se contentam com nada menos do que estar na presença do Rei do Universo, e ali permanecerem como filhos, como herdeiros, amados e escolhidos para desfrutarem das delícias ali encontradas.
A presença gloriosa de Deus, que é fato real na vida dos seus filhos: (a) afugenta o medo e traz tranquilidade; (b) proporciona livramentos maravilhosos e alimenta a alma; (c) desafia os filhos de Deus a se desviarem continuamente do mal.
Se você anda na presença de Deus, pode descansar.
Se você entregou seu caminho ao Senhor, pode descansar. Se você está na embarcação que é comandada pelo Senhor, pode descansar.
Jesus disse: Não os deixarei órfãos.