Seria possível ser fiel ao Senhor como viveu José? Será que as circunstâncias não nos afastariam de Deus necessariamente? Vamos refletir na história de José e façamos uma comparação com a nossa.
José foi odiado pela sua família (Gn 37.1-11); José foi caluniado e foi preso (Gn 39.1-23); José foi esquecido pelo copeiro chefe (Gn 41.1-13); por fim foi exaltado (Gn 41.14-56). Uma história dura e muito triste, mas que acabou muito bem, tendo a mão de Deus coordenando tudo para a preservação do povo de Deus. José declara esta realidade “Vocês, na verdade planejaram mal contra mim; porem Deus o tornou em bem, para fazer, como estão vendo agora, que se conserve a vida de muita gente.” (Gn 50.20).
Certamente temos uma história e cada detalhe que experimentamos está nos planos de Deus para nos moldar e ensinar a ser fieis a Ele. Então não se esqueça de que tudo o que vivemos é uma oportunidade de crescer e nos aproximar de Deus! Os sofrimentos nos acompanharam neste tempo até o Dia de Cristo!
Mas mesmo em meio aos sofrimentos sejamos fieis assim como José! Que nos lembremos sempre que Deus está no controle do universo e nada foge ao seu cuidado e atenção. Somente assim podemos dizer como josé: “Agora, pois, não fiquem tristes nem irritados contra vocês mesmos por terem me vendido para cá, porque foi para a preservação da vida que Deus me enviou adiante de vocês.” (Gn 45.5).
Só é possível ser fiel ao Senhor mantendo comunhão com Ele e sua igreja, pois do contrário iremos nos perder em meio a tantas dores e decepções. Nossa história é parecida com a de José, pois estamos sendo conduzidos em tudo para o Dia da redenção quando finalmente veremos a conclusão da nossa história.
Pr. Fábio Emanoel



