Será que Deus está mesmo no comando do Universo?
Será que Ele tem o domínio da situação, ou melhor, de todas as situações e circunstâncias da vida do ser humano?
Quando perguntas desta natureza se transformam em dúvidas que dominam o coração, o ser humano pode cometer atos que serão contrários ao projeto de Deus, à vontade de Deus, ao desígnio de Deus.
Nestes momentos pode ser confirmado, mais uma vez, que a mão de Deus dirige a história, o Universo, e Ele tem poder para mudar o curso da caminhada gerada pelo desvio do coração do homem.
O relato neste texto bíblico é a descrição de um episódio no qual podemos ver a mão de Deus a consertar ou a desviar a intenção do ser humano de alterar o rumo dos seus desígnios eternos.
Para muitos, Esaú é colocado como uma vítima da armação e engano de sua mãe e irmão. Entretanto, ele é tão culpado quanto os outros três membros da família, afinal ele vendeu a bênção a que tinha direito como primogênito (Gn. 25:31-33).
Isaque, sabendo ou não da venda, tinha conhecimento do oráculo de Deus antes do nascimento dos gêmeos (Gn. 25:23); todavia, empregou o poder de Deus para frustrá-lo (Gn. 27:29).
Rebeca e Jacó, tendo justa causa, não se aproximaram de Deus, não demonstraram nenhuma atitude de fé ou de amor, e colheram o fruto próprio do ódio.
Deus sempre esteve e sempre estará no comando de todas as coisas. A sua mão dirige a história com perfeição. Nada foge ao seu controle. Mesmo com a ação do inferno que sempre está na tentativa e expectativa de conter ou deturpar os desígnios do Senhor, sua mão está sobre a história.
1 – APESAR DA VISÃO ENFRAQUECIDA DO HOMEM – V. 1
A história começa enfatizando que Isaque estava com a visão enfraquecida. Os anos se passaram e seus olhos não podiam ver como antes. Esse foi um fator usado por Rebeca e Jacó para enganá-lo.
Uma lição que tiramos disto: quando a visão de Deus na vida dos seus filhos é enfraquecida, abrem-se as portas de oportunidades para que aqueles que desejam ludibria-las concentrem seus ataques.
A mão de Deus está no controle da história da humanidade, apesar da visão ofuscada e embaçada dos homens, inclusive de muitos dos seus filhos.
Deus muda os acontecimentos para que as coisas ocorram como Ele planejou (Pv. 21:1; Et. 6:1-11).Precisamos ter certeza de uma coisa: nada pode frustrar os planos de Deus. Sua mão está no controle da história, apesar do enfraquecimento da nossa visão. Tal enfraquecimento causa prejuízo para nós mesmos.
2 – APESAR DA AMBIÇÃO EXCESSIVA DO HOMEM – V. 5-10
Rebeca tinha apenas uma coisa em mente: levar adiante o desejo do seu coração, Não importava como. Ela não teve a menor cerimônia em ludibriar, enganar e mentir.
Quando a ambição predomina, as promessas de Deus são lançadas no esquecimento.
Satanás lança a semente da ambição no coração do homem com o fim de levá-lo a agir apenas em função de seu desejo egoísta. Nos nossos dias estamos vendo isso: Muitos lideres sendo levados pela ambição, pelo egoísmo, pela sede de poder, pelo coração corrupto.
A ambição cegou o entendimento de Rebeca e impediu-lhe de refletir que os planos de Deus jamais podem ser frustrados (Jó 42:2). A ambição de Rebeca não invalidou o plano de Deus, apenas provocou uma divisão familiar tremenda. ( TROUXE CONSEQUENCIAS TERRÉVEIS PARA ELA E FAMILIA).A sequência da história demonstra que o plano de Deus com relação a Jacó se cumpriu, apesar da ambição excessiva de Rebeca.
Deus usa homens para realizar seu plano e levar adiante Seus desígnios, mas Ele não depende dos homens para isso, ou seja, Ele não está refém da vontade dos homens em realizar ou não a Sua vontade.
3 – APESAR DA CONFIANÇA DESORIENTADA DO HOMEM – V. 14-27
Isaque foi enganado por Rebeca e Jacó, mas também e primeiramente pelos seus próprios sentidos.
O plano de Deus não pode ser anulado pelo fato de colocarmos nossa confiança em nossas próprias percepções, nos nossos próprios sentidos e emoções.
Ele sempre reverte para seu próprio benefício toda e qualquer ação praticada por nós, ou pelo diabo, que pudesse representar prejuízo para seus desígnios.
Um exemplo disto pode ser encontrado na vida de José: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos” (Gn. 50:20 – NVI).
Hoje podemos agir como Isaque quando confiamos na nossa espiritualidade, na nossa fé, nas nossas orações, no conhecimento que temos da Bíblia, muito mais do que confiamos na razão de tudo isso – o Senhor Deus.
Toda razão humana perde a razão diante dos desígnios de Deus. o plano do SENHOR será realizado exatamente como Ele determinou, apesar da intenção do homem em intervir respaldado por uma autoridade que lhe foi conferida pelo próprio Deus.
CONCLUSÃO
Não vivemos soltos, desconectados e desprotegidos neste mundo. Podemos estar certos que a mão de Deus dirige a história.
Deus tem planos definidos e traçados para a humanidade desde antes dela existir.
Isso implica dizer que Ele jamais é apanhado de surpresa, ou seja, nada surpreende o nosso Deus.
O Todo-Poderoso tem o domínio absoluto da história, apesar da intervenção do inferno e do próprio homem.
Devemos aprender que nossa participação é importante na execução do plano de Deus, desde que esteja absolutamente em sintonia com a Vontade Dele.
Fora disso os prejuízos existirão, mas não com o poder de anular o plano de Deus, mas para produzir dolorosas lições para nós mesmos.
Precisamos pedir ao Senhor que: Renove nossa visão continuamente, nossa mente e coração.
Que Livre o nosso coração de ser dominado pela ambição de ver nosso sonho ser realizado.
Oriente nossa confiança para a Pessoa de Deus antes de qualquer outra coisa.
PORQUE A MÃO ESTÁ CONDUZINDO A HISTÓRIA!



