O Senhor nos chama para servir a Ele em fidelidade e amor!!!
O Senhor os amou e escolheu, não porque vocês eram mais numerosos do que outros povos, pois vocês eram o menor de todos os povos. Mas porque o Senhor os amava… (Dt 7.8a).
Deus começou o seu projeto de restaurar todas as coisas afetadas pelo pecado chamando um homem. A escolha e o chamado de Abraão são fruto de uma ação exclusiva e graciosa da parte de Deus. Nada em Abraão justifica esse mover de Deus em sua direção! Se o propósito de Deus era constituir, através de Abraão, um povo com essa grande missão, ele sequer tinha o perfil apropriado. Era de idade bem avançada, não tinha filhos e sua esposa era estéril. Tinha descendência pagã (Gn 11.26-29) e vinha de uma família idólatra (Js 24.2). Por fim, veremos que coragem não era seu forte. Aliás, demorou bastante tempo até Abraão ter o ato de coragem pelo qual recebeu o título de “pai da fé”.
Por isso tudo somos levados a concluir que, ao escolher e chamar Abraão, Deus cria um povo a partir da única matéria-prima disponível no mundo: pessoas pecadoras, falhas e limitadas.
Assim, Deus alerta os descendentes de Abraão de que eles deveriam se lembrar, constantemente, de que sua ação para com eles não havia se baseado nos méritos e virtudes deles, mas na sua decisão graciosa em amá-los dentre as nações e constituí-los como parceiros no projeto de redenção (Dt 7.6-8). Portanto, igreja é o POVO CHAMADO GRACIOSAMENTE POR DEUS EM MISSÃO NA TERRA.
Senhor Deus, pelo teu Espírito, firma na minha mente e coração que teu mover em minha direção é fruto da tua graça e amor. Assim, livra-me do orgulho e vaidade espiritual. Que nos orgulhemos em andar diante de Deus com alegria e humildade no serviço cristão. Que em humildade possamos ser fieis e obedientes sempre e sempre.
Pr. Fábio Emanoel



